Lilypie Second Birthday tickers

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Tratado de Lisboa



A Irlanda referendou o Tratado Europeu e o resultado da opinião dos únicos habitantes dos estados membros que tiveram direito a exprimir a sua opinião foi "NÃO". Será que isto quer dizer alguma coisa???

Para que o tratado seja aceite, TODOS os países terão que ractificar o dito cujo. E o que quer isto dizer? Quer dizer que estamos em vias de nos tornarmos os Estados Unidos da Europa, porque o tratado de Lisboa é uma constituição com um nome diferente, e a Irlanda agora não está para aí virada. E o que vai acontecer? Vai acontecer que se todos os estados membros que ainda não ractificaram o tratado o fizerem, a Irlanda terá que arranjar uma solução.

Eu, pessoalmente, acho bem pasarmos a ser os Estados Unidos da Europa, por várias razões. Só assim vamos poder fazer frente aos Estados Unidos da América, aqueles lá do outro lado do Atlântico que têm a mania que mandam em toda a gente e são polícias do mundo. No entanto, parece-me que este processo não vai ser fácil, para começar os EUA têm uma história curta e comum, além do mais consideram-se uma só nação. Do lado de cá é um "pouquinho" diferente, quase todos os estados membros têm séculos de história, quase todos lutaram uns contra os outros, e em alguns países existem várias nações.

Ontem ouvi um especialista a dizer "alguns" disparates sobre este assunto, enaltecendo o modo como os EUA trataram da sua formação. Manter a individualidade de cada estado membro não vai ser fácil, mas parece-me importante seguirmos nesse sentido, esperemos que os nossos dirigentes estejam à altura da situação.

Sem comentários: