Lilypie Second Birthday tickers

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Serviço Nacional de Saúde


Atenção!!! Este post parece uma rábula do Gato Fedorento, mas não é, aconteceu comigo…

Um dia destes num centro de saúde para alterar o meu cartão de utente:
- Lua: Bom dia era para alterar o meu cartão de utente, porque o meu subsistema acabou…
- Senhora do Guichê: Ai, sim e acabou porquê?
- L: Era em relação à idade e já passei a idade limite.
- SG: Então era ADSE!
- L: Não, era ****.
- SG: Ãh, então temos de alterar o cartão!
- L: Pois, foi isso que eu disse… (entrego-lhe o cartão)
- SG: Então e agora qual é o subsistema?
- L: Pois o subsistema acabou…
- SG: Ãh, e trabalha?
- L: Trabalho…
- SG: E desconta?
- L: Pois, claro…
- SG: E desconta para onde?
- L: Para a Segurança Social (neste momento a minha cara era um enorme ponto de interrogação…)
- SG: Então tem de trazer uma declaração… (entrega-me o cartão e já ia a chamar o próximo)
- L: Mas eu tenho aqui…
- SG: Então podemos fazer…
Dou-lhe ambos e ela olha novamente para o cartão…
- SG: É isenta porquê?
- L: Porque sou dadora.
- SG: Então tem que trazer uma declaração… (novamente com ar de quem vai chamar o próximo)
- L: Mas também tenho aqui o cartão do IPS.
- SG: Ãh então dá…
Ela lá começa a trabalhar no computador. Pede à do lado (que interrompeu o atendimento que estava a fazer) para actualizar o meu cartão do IPS lá na maquineta. Depois de uma dezena de tentativas, o papelito já estava pronto e o cartão não actualizava.
- SG: Olhe a máquina não está a dar, vai levar esta declaração que usa enquanto o cartão novo não chega, e de pois passa cá para actualizar o cartão IPS…
- Está a brincar?
- Não, não estou. Ontem a máquina trabalhou muito bem, mas hoje não está a actualizar os cartões, o que quer que eu faça?
- Quero que o sistema funcione, porque não quero ter de vir cá noutro dia, como compreende eu tenho mais o que fazer na vida!
As pessoas da fila riem-se, ela sorri e eu digo bom dia e saio!


Como é que é possível uma simples máquina que transfere informação de cartões para o sistema informático não funcionar??? Quer dizer que é possível não actualizar outras informações??? E se alguém estiver a morrer??? Morre, com certeza, não?
Como é possível que esta senhora tenha sido tão antipática??? Como é possível que durante todo o tempo estive com a sensação que ela não estava a ouvir o que eu dizia e não prestava atenção??? É possível não descontar para a Segurança Social???


Opah, há tantas coisas estranhas neste país…

7 comentários:

Anónimo disse...

Porquê?
Porquê?
Porquê?
Porquê?

"A máquina não está a funcionar."
"O Sistema não está a permitir."

Ainda bem que os computadores e os aparelhos tecnológicos surgiram assim já se pode mascarar a incompetência dos funcionários dos serviços.

Revoltado,

NCF

Lua disse...

Bem eu acho que esta não conseguiu disfarçar coisa nenhuma...

Anónimo disse...

ai e tal...
nestas situações:
"é preciso ter calma
não dar o cu pela alma
é preciso ter paciência
e reuni-los na Madeira para lhes dar a independência

Ufa... tava a ver que não rimava :)

Anónimo disse...

Não é de espantar o profissionalismo dessas "funcionárias" nesse posto de saúde. Não foi por acaso que algum tempo, houve alguém que se passou dos "carretos", partiu o guiché e partiu a tromba a uma.
A patir daí para protecção das ditas "funcionárias" colocaram um balcão mais alto e um segurança.
Pois quem lhes paga o ordenado somos todos nós.Deveriam ter mais respeito. E afinal de contas existem tantos cursos de formação, não lhes fazia nada mal frequena-los.

Ana Maria Barros

Luis disse...

Ora bem , a senhora esqueceu-se de te dizer que nao vais ter qq cartao novo. Estao á espera do Documento Unico. por isso ja nao emitem novos!!!
O sistema de facto tem costas bem largas, entao as do informatico sao enormes :)

Lua disse...

Eu se fosse computador revoltava-me!!!Parece que os desgraçados têm culpa de tudo!
O mais fixe depois disto tudo é que já alguém lá foi pa actualizar o meu cartão a resposta que teve foi que já estava tudo em ordem!!!
Afinal foi o sistema que não deu ou a senhora é que não dava uma para a caixa?!?!?
Não admira que alguém tenhapartido a tromba a uma! é da simpatia...

Anónimo disse...

Relativamente à tua pergunta. Sim é possível!....
Voz de anjo.