Lilypie Second Birthday tickers

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Porque é que os magros não são gordos

É o título de um documentário que vimos ontem. E até fiquei :) depois de o ver, porque compreendi algumas coisas.
Em traços gerais o nosso peso em adultos está relacionado com factores genéticos, a vontade de continuar a comer, ou não, mesmo depois de saciados também está determinada desde tenra idade. Algumas pessoas por muito que comam não engordam porque aumentam o metabolismo basal, em vez de acumular gordura. Outras por muito que tentem, se esforcem, comam pouco e exercitem muito têm uma grande dificuldade em emagrecer (isto acontece principalmente em pessoas que perderam peso, mas não conseguem perder tudo o que está a mais). Eu estou neste grupo. O meu corpo luta para manter o peso que eu tenho (acima do ideal para a minha altura), enquanto eu luto com ele para tentar emagrecer.
Do documentário vem também a certeza que não se trata unicamente de autocontrole e auto-conhecimento. Os magros que não engordam não se controlam, porque simplesmente não precisam! Enquanto que os gordos que tentam emagrecer com esforço, vivem numa luta permanente consigo próprios. Portanto, os bons genes e a tendência para engordar são de facto coisas que existem!

Só para informação, e para que se entendam melhor algumas coisas.

Sem comentários: