Lilypie Second Birthday tickers

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Respeito!

Vivemos na era da falta de respeito, por tudo, por todos, pelos próprios, pelos outros, pelos mais velhos, pelos novos e pior pelos bebés!

A falta de respeito pelos bebés assume proporções desastrosas, até parece que não são pessoas... E essa falta de respeito é proveniente daqueles que mais deveriam respeitar, ajudar e proteger estes pequenos seres, dos profissionais de saúde que os ajudaram a nascer, dos que os ajudarão a enfrentar aos primeiros dias, dos enfermeiros, dos pediatras, dos pais e das mães!

Poucas horas depois de nascer o bebé tem de saber mamar e se não souber toca a enfiar leite artificial! Claro que o reflexo de sucção é inato mas é preciso lembrar que o bebé acabou de fazer uma viagem mais ou menos demorada por um canal apertado e escuro e chegou a um sítio estranho onde não conhece ninguém nem nada, se calhar está cansado! Ou se calhar não tem fome, afinal a mãe poporcionou solução a todas as suas necessidades durante nove meses. Ou se calhar alguns bebés demoram mais que outros e normalmente a natureza sabe o que faz e as mamãs têm mamas para alimentar os bebés.

A função dos bebés é engordar então os bebés que crescem ao seu ritmo sem ser nos percentis mais altos têm problemas e é preciso ajudá-los, dizem médicos e enfermeiros, e as mães e os pais preocupados voltam a apostar nos leites artificiais, porque não interessa se o bebé é calmo, feliz e saudável, interessa é que seja pesado e muito!

O bebé aos seis meses tem de saber dormir toda a noite e se não souber tem de aprender, nem que seja à força ou com qualquer um dos métodos milagrosos hoje em voga. E claro que se não dorme a culpa é da mãe que cometeu os mais diversos erros como acalmar, confortar e dar colo ao seu bebé quando chorava ou se agitava. Os adultos que defendem que os bebés devem adormecer sozinhos são os mesmos que gostam de adormecer em cadeirinha com o parceiro, mas o bebé essa entidade especial tem de o fazer sozinha!!!

Quando o bebé começa a comer alimentos sólidos tem de comer aquelas quantidades e se não comer temos de forçar, e há pediatras a dizer às mães que os bebés tem de aprender numa semana. Aprender a comer deve ser das coisas mais difíceis... são os sabores, as texturas, as temperaturas, as colheres, mas uma semana chega e sobra!

E depois há um sem número de frases inteligentes que vão passando de geração em geração e prepetuam esta falta de respeito pelos bebés: "O colo vicia", "os bebés choram para manipular os pais", "não é normal ter fome de noite", "isso é muito pouca sopa" e outras que tais...

Talvez se respeitassemos mais as necessidades dos bebés eles crescessem mais felizes e seguros, talvez se respeitassemos mais as necessidades dos bebés eles sejam melhores pessoas do que nós somos!

Sem comentários: