Lilypie Second Birthday tickers

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

48 horas a convencer um bebé!!!


Podia ser o título de um filme de terror, mas não foi!
Então começando pelo princípio: dei entrada no internamento da grávida na 3f, dia 20, às 8:30 da manhã, na primeira avaliação o colo era muito posterior, tentaram anteriorizar, o que podem imaginar é 'ligeiramente desconfortável'. Meteram-me uma fita e lá fui eu, equipar-me, ler, bordar, fazer km no corredor... De tarde o Sol esteve comigo e andamos tanto que ele ficou cansado... A meio da tarde comecei a ter contrações regulares, espaçadas e suportáveis. A seguir ao jantar caiu a fita, novo toque para ajudar, nova fita e já iamos em 2 dedos de dilatação e colo 30 % apagado. A noite foi horrível, com contrações, num lugar estranho e sozinha... 
Quarta de manhã novo exame, dilatação igual, colo a 40%, aqui fiquei um bocadinho desesperada e até chorei porque não estava a ver forma da situação avançar... Durante a tarde o Sol veio outra vez mais uns km, contrações menos espaçadas e menos suportáveis, tive mesmo de tomar um medicamento intravenoso para as dores... Ao fim do dia a Mamí e a Mana Pequena (acabadinha de chegar das Áfricas) foram visitar-me. Novo toque, 4 dedos de dilatação e colo a 80 %, estava em franco trabalho de parto, ao fim de 36 horas!!! Depois de km, muita música e exercícios de respiração!!!
Fui transferida para a sala das expectantes pelas 21h, novo toque, instalação do soro, da insulina, das sondas das contrações e da monitorização do bebé, picada da glicemia (que se repetiu a cada hora!). À meia noite epidural, à uma rotura de membranas terapêutica, às 4h passamos à sala dos partos, às 8h vieram por-me a puxar sozinha para ajudar a menina a descer. Diz a enfermeira parteira 'ela puxa tão bem, que pena estar tão cansada', e a nossa pequena Estrela estava na posição perfeita. Três puxos em cada contração, com a ajuda da enfermeira na barriga em três contrações a cachopa nasceu e puseram-na no meu cxolo! O Sol esteve sempre ao meu lado ainda dissemos umas palermices para passar o tempo, ele cortou o cordão umbilical e vestiu-a, com ajuda porque ela é mesmo pequenita! 2885g com 48 cm. A minha primeira pergunta foi 'qual foi o resultado do teste de Apgar, toda a gente se riu! Mas foi 9 por isso depois dela estar no colo do pai, coseram-me, dei-lhe a mama e até dormi um bocadinho depois. Deram-me o pequeno almoço e as 11h estava no quarto com ela! 

Apesar de tudo foi um parto simples, sem complicações, a minha cicatriz está ótima! Nem me apercebi da episiotomia até me coserem, explicaram que como eu sou muito, muito branca a probabilidade de me magoar era muito grande daí terem feito. 

A minha bebé fez 24 horas de fototerapia, mas sábado tivemos alta as duas e estamos em casa. Eu melhor por ter dormido, mesmo com ela é muito melhor que no hospital! O meu Sol tem imenso jeito para ela o que me deixa babadíssima e estamos todos a aprender! Sou feliz! 


1 comentário:

Diana disse...

:) E assim foram os primeiros dias do resto da tua vida!
Muito feliz pelo nascimento da tua Carlota e ansiosa por conhecê-la! :)

Beijinhos enormeeeessssss