Lilypie Second Birthday tickers

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Caim de Saramago

Ainda não li o livro, obviamente. Nem acho que alguém já o tenha feito (talvez o Marcelo...), portanto não consigo entender tanto zumzum à volta do livro, do autor e do que ele disse. 

Alías, do Saramago só li o "Evangelho segundo Jesus Cristo" e como não consegui ler o "Ensaio sobre a Cegueira" fui ao cinema ver, e o "Ensaio sobre a Lucidez" ficou a meio, penso que um dia ainda o vou terminar.

Relativamente ao que o senhor disse sobre o deus da Bíblia, concordo plenamente. O deus lá falado castiga, vinga-se, é mau, exige sacrifícios desumanos, é de facto má pessoa. Além disso, a Igreja Católica é a própria a dizer que se trata de uma alegoria, e portanto para não levar à risca. O meu Deus é um gajo muito mais porreiro. O deus da Igreja Católica controla os fiéis através do medo dos castigos e da ida para o Inferno. Todos já ouvimos: "Não digas isso que Deus castiga." Na minha opinião, Deus deverá andar mais ocupados com o Mundo do que a prestar atenção se dizemos mal do vizinho, ou não. Para mim Deus é uma entidade, não necessariamente com figura humana, é mais uma energia, a organização de todas as coisas. Não é um senhor barbudo sentado num trono a  ver a nossa vida, e a mandar raios cá para baixo quando dizemos "foda-se!".

Com esta opinião não quero ferir ninguém, aproveito para informar que andei na catequetese até aos 18 anos, por opção, fui crismada e acólita. E sou da opinião que só podemos criticar uma coisa quando a conhecemos bem. E se a Igreja Católica tem de facto muitas coisas boas, tem igualmente (se não mais) coisas más. Todas as religiões toldam o discernimento. A fé cega obriga-nos a abdicar daquilo que faz de nós pessoas, a capacidade de questionar, foi por questionar e não obter respostas satisfatórias que me afastei. Acho que nem vale a pena falar de evolução e adaptação à realidade...

1 comentário:

Anónimo disse...

Lamento Fi, mas desta vez não concordo contigo...Acho que há, de facto, coisas erradas na Igreja Católica mas acho que as pessoas, ultimamente, confundem muito a igreja catolica (poder dos homens) com Deus. Eu também não encontro significado cientifico no Velho Testamento, mas não é por isso que tenho de fazer os comentarios que o Sr fez e da maneira que o fez.Para mim foi, propositadamente polemico para vender livros sem se lembrar que poderia ferir susceptibilidades. Quanto ao Deus, não acho que seja mau, nem é isso que se pretende mas sim fazer com que as pessoas temam (não negativamente) algo, porque só respeitamos o que tememos...