Lilypie Second Birthday tickers

domingo, 31 de agosto de 2008

Quintas, Vinhos e Ciência


Ontem fomos passear pelo Alto Douro Vinhateiro, mais propriamente conhecer uma pequena quinta de produção de vinho de mesa e vinho do Porto de uns amigos da família do meu Sol.
Já anteriormente andei por ali de barco, mas a perceção do meio envolvente é diferente consoante a nossa altidude, do rio a vista é magestosa, mas dos sucalcos é divinal.
Para além do passeio em família e claramente da paisagem deslumbrante da zona o que mais gostei foi poder ter uma conversa interessante sobe vinhos, métodos de produção, microbiologia, inoculação de estirpes de leveduras especificas, etc.
A área da Enologia é uma das que mais desperta a minha atenção. Depois de um projecto de final de curso sobre vinhos verdes e um estágio de oito meses num das mais importantes industrias cervejeiras do nosso país a área das bebidas alcoólicas, nomeadamente as fermentadas, continua a mexer comigo. Considero-me cientista por convicção, e como tal considero que a ciência deverá estar ao serviço das populações, daí a minha vontade em poder participar em algo deste tipo. Colocar a bicharada ao serviço da humanidade. :)
Como diz o outro "o sonho comanda a vida" e a esperança é a última a morrer, portanto há que continuar a sonhar e talvez um dia com muito esforço alguns sonhs se tornem realidade!

1 comentário:

Anónimo disse...

É isso mesmo, o sonho comanda a vida e quando menos esperamos ai está ele para o agarrarmos ;)