Pois é! Por estes dias muito se tem falado sobre este tema, e estou profundamente chocada com a ignorância dos iluminados deste país. Acerca deste assunto ouvi uma senhora que certificou o ensino básico e secundário neste famoso programa, e que por acaso é minha mãe, dizer que "só existem dois tipos de pessoas que sabem como é: as que lá vão e as que lá trabalham". E sim, eu trabalho neste programa, e com muito orgulho e durmo descansada, por achar que presto um serviço à comunidade e que o que faço é positivo.
As Novas Oportunidades englobam vários programas, sendo que um deles se chama processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, é neste programa que as pessoas são encaminhadas para fazer o 12º ano num ano, e para o qual têm de escrever uma autobiografia com base num referêncial de competências-chave (que todos podem consultar) centrado em três áreas e onde dúvido que alguns meninos que sairam agora do 12º ano consigam responder.
O que mais me incomoda é mesmo a mente mesquinha do "tuguinha" que critíca sem saber do que fala e só dá tiros nos pés. Não estou com isto a defender nenhum político, porque em matéria de ignorância sobre este assunto eles lideram o top! Falo sim dos iluminados que como eu andaram na faculdade e sente incomodados por alguém "tirar" o 12º ano em menos tempo do que o que eles tiraram, falo dos cachopos que saem agora da escola e não sabem metade do que eu aprendi no meu tempo (que não foi assim há tanto tempo!), falo dos incultos que desconhecem que não é necessário ter o tal 12º ano para entrar na faculdade, porque o programa Maiores de 23 existe e antes dele existiam os Ad Hoc. Falo, finalmente, de todos os que não valorizam a escola e não são capazes de aceitar que se aprende de vários modos, e que a escola é só um dos que existe.
Estamos a reconhecer que as pessoas, ao longo da sua vida, foram forçadas a aprender inumeras coisas, a adquirir competências para sobreviver e se adaptarem, estamos a reconhecer que a vida é mais do que a escola, que a aprendizagem não tem um limite, não tem um padrão, não é estanque. Estamos a evoluir! Não fiquem presos à ignorância do passado, informem-se, evoluam!
1 comentário:
Concordo com o que dizes. Mas sabes que também há muita bandalheira neste programa, infelizmente. Como em quase tudo...Que a tua parte é honesta e vale a pena, disso não tenho a menor dúvida.
Enviar um comentário