Lilypie Second Birthday tickers

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Clementina

Tinha nome de fruta, mas era um doce!
A minha Avó Tina, como sempre a tratei, era também a encarnação da Branca de Neve, um cabelo negro, numa pele branquinha e uns olhos azuis do tamanho do tamanho do mundo e cheiinhos de carinho!
A minha Avó deixou este mundo terreno, seguiu o seu caminho, não sei bem para onde, mas foi!
Acho que foi feliz, amou um homem que a amou e respeitou muito, teve oito filhos e perdeu um, ainda bébé, era o bébé mais lindo segundo o que ela dizia. Desses filhos nasceram 14 netos e esses 14 já deram origem a... nem sei! Mais os outros que ainda hão-de vir...
Ao fazer 80 anos disse que tinha tudo! Sorria sempre, muito, via todas as novelas, conhecia as histórias todas, não gostava de água porque se engasgava mas gostava muito de sumo, tinha sempre doces escondidos na mesinhas de cabeceira e dizia sempre 'ó filha, queres um casaco?'

Aprendi muitas coisas com a minha Avó e não faço ideia onde ela as aprendeu porque não sabia ler, mas a sabedoria vem do coração, de corações cheios de amor que só sabem dar e respeitar os outros. Tenho mais furos nas orelhas do que era suposto, tenho tatuagens e ela sempre dizia 'que engraçado!', nunca a vi criticar nem julgar alguém, para ela o mais importante era sermos felizes, não importa como, com quem, nem de que maneira!


É isso que vou fazer, continuar a ser feliz com as lembranças boas que a minha avó me deixou, o pão esmagado antes de ir para a escola de manhã, a massa de bacalhau, poder andar sem botas ortopédicas, sem que a minha mãe nunca tivesse descoberto... A minha avó era assim, um doce com nome de fruta! :)

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande cumplicidade, essa das botas só há poucos anos soube. Descreves muito bem a avó.Ela está a rezar por nós é o nosso anjo da guarda. Beijos e muita força sei que perdeste também um bocadinho teu, ela também foi tua mãe e da mana.

Anónimo disse...

Bonita homenagem. Nota-se a teia de amor que foste fiando à medida que ias escrevendo a tua mensagem...

A menina que gostava de saber cantar.

caos disse...

É o amor que permanece e ele é tudo! Um abraço, amiga <3